05 jul

RELATOS DE IMAGENS ANTIGAS DE URUSSUHY

Houve um tempo em que Urussuhy vivenciou glórias advindas do processo de navegação fluvial. Os rios Parnaíba, Balsas e Uruçuí Preto eram “estradas líquidas” que proporcionavam fundamental interação com outras regiões do estado. E não apenas lugares próximos, mas, também, cidades como Santa Filomena(MA), Santo Antônio de Balsas(MA), Floriano, Teresina e Parnaíba.
A imagem que ilustra este texto faz referência aos serviços de escritórios para atender as necessidades do processo de navegação. Lia-se, na placa identificadora do prédio, DEPARTAMENTO NACIONAL DE PORTOS E VIAS NAVEGAVEIS”. A edificação supramencionada ficava no início da atual Rua Erotides Lima, ao lado da primeira sede da igreja matriz de São Sebastião. Ressalta-se, ainda, que ali funcionou a sede dos Correios e serviu de residência para a família da professora Maria Pires Lima.
Essa imagem, portanto, reporta a um tempo em que a navegação fluvial era o único meio de transporte existente nesta região do Piauí. E, como consequência, essa alternativa de transporte de pessoas e mercadorias fez surgir inúmeras povoações e cidades. Pode-se dizer que, o município de Urussuhy é, em tese, prole da navegação.

Anchieta Santana
Historiador uruçuiense

Notícias Relacionadas

Faça seu Comentário