Conferência de Saúde discute consolidação do SUS

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, aconteceu nesta segunda-feira (08), a 16° Conferência Nacional de Saúde, aonde foi realizada a Plenária Municipal de Saúde. O evento foi realizado peloConselho Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e o apoio integral da Prefeitura Municipal, na Câmara Municipal de Vereadores.
Estiveram presentes na abertura e Mesa de Honra o Presidente do Conselho Municipal de Saúde o Senhor Irismar Ferreira Lima, a Secretária Municipal de Saúde Dra Naira Raquel Araújo, a Ex Secretária de Saúde Professora Rita de Cassia Coutinho Melo e Silva, a Secretária de Planejamentos e neste ato representando o Poder Público a Senhora Fran Pelisare, o representante da OAB-PI de Uruçuí Dr Douglas Lima, e um representante dos Usuários do SUS Alana Feitosa.

Foi realizado duas palestras sendo a primeira ministrada pela ex-gestora da Saúde Professora Rita Melo onde a mesma falou sobre os Avanços,Conquistas e Desafios da Gestão referente ao ano de 2018.
A segunda Palestra sendo a palestra Magna realizada pela Dra Aline Guimarães.
Em seguida foram aprovadas propostas em 3 eixos temáticos sendo os eixos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Em seguida foram eleitos 8 Delegados que se farão presentes na Etapa estadual da Conferência, sendo 4 Delegados Usuários do Sus, 2 representantes dos Trabalhadores de Saúde e 2 representantes da Gestão Municipal.

A participação de todos foi de extrema importância para a formulação de Políticas Públicas no nosso Município, visando uma melhor prestação dos serviços de Saúde.